PROJETO EDUCATIVO

“O Homem não pode tornar-se homem sem ser pela educação.”

Immanuel Kant

O Colégio D. Filipa é uma instituição de referência que pretende garantir aos alunos a satisfação dos seus objetivos, orientada em duas vertentes essenciais:

• no plano pessoal, contribuir para o seu desenvolvimento moral, motivando-os para um rigoroso cumprimento dos direitos fundamentais do Homem;
  • no plano académico, estimular o seu desenvolvimento cognitivo, a memória e o pensamento, a  capacidade de reflexão, tornando cada aluno, sistematicamente mais crítico, responsável e autónomo.

O Colégio desenvolve práticas de ensino centradas no aluno,  garantindo uma verdadeira aprendizagem formativa, assumindo-os como verdadeiros destinatários de saberes, implicando-os na sua aprendizagem e adaptando-se à singularidade de cada um.

A nossa Instituição pretende ainda promover nos alunos o gosto  pelo saber-fazer, privilegiando as nova tecnologias, utilizadas numa perspetiva educativa, como importante ferramenta pedagógica, no processo de apropriação de conhecimentos.

Metas:

• Promover o sucesso escolar e a qualificação da população escolar;
  • Desenvolver, no Colégio, uma cultura de rigor e excelência, assumida e praticada por toda a comunidade escolar;
  • Reforçar a aquisição de atitudes consentâneas com os valores democráticos, contribuindo para a formação global dos alunos.

Objetivos Operacionais:

• Melhorar o rendimento escolar dos alunos em cada ano lectivo;
  • Planificar e organizar o currículo, tendo em consideração as necessidades e as especificidades dos alunos;
  • Proporcionar aos alunos uma formação que os prepara para uma adequada aproximação aos contextos da vida, de prosseguimento de estudos e de trabalho;
  • Implementar medidas de apoio educativo, económico ou de outra índole, consideradas favoráveis ao progresso educativo;
  • Desenvolver um trabalho articulado entre todos os serviços e estruturas de orientação educativa da escola e as áreas curriculares e não curriculares.
  • Promover um eficaz relacionamento entre os elementos da comunidade escolar e desta com a comunidade envolvente.

O Colégio concretiza os seus objetivos, utilizando Métodos Oficiais e cumprindo rigorosamente os programas escolares, definidos pelo Ministério da Educação.